PSICOTERAPIA CASAL

A terapia de casal possui como objetivo precípuo a melhora qualitativa do relacionamento conjugal, proporcionando ao casal uma convivência mais harmoniosa e feliz, portanto é indicada para casais que estejam passando por dificuldades em lidar com conflitos, crises e mudanças que estejam impactando a vida de ambos e concomitantemente da família em geral. Assim, como a problemática individual afeta o todo, o todo também afeta cada um dos membros da família, principalmente os filhos, quando houver. É importante enfatizar que a terapia de casal não tem o objetivo de manter o casal junto a qualquer preço, e assim sendo se for para o bem estar dos pacientes a separação, que esta decisão seja tomada por eles e de forma consciente.
Quais casais podem
se beneficiar deste tratamento?
Todo e qualquer casal, assim como, namorados, casados e até mesmo casais em fase de separação que necessitem de suporte e orientação para lidar com as mais diversas problemáticas que envolvem a relação.
Por que é importante que casais em fase de separação façam terapia de casal?
Constata-se que para muitas pessoas o término da convivência implica em desentendimentos que causam entraves e que prejudicam a evolução de cada um para uma nova realidade, não sendo, portanto uma tarefa simples, haja vista, que há necessidade de superar questões individuais, mágoas e dissabores vivenciados em todo o tempo percorrido por ambos e que acabaram não sendo expressos, impedindo uma interação mais adequada. Muitas vezes ocorre também que neste momento do término, ao se compreenderem mutuamente através do processo psicoterapêutico, muitos casais acordem um novo arranjo da relação e decidam por dar continuidade à convivência de forma mais satisfatória, mas se assim não ocorrer podem se sentir mais tranquilos e seguros para lidar com o futuro.
O que faz o terapeuta de casal?
Através da escuta das queixas do casal, de como essa relação se originou e em quais circunstâncias, o terapeuta vai atuando como um mediador nas discussões, questionamentos e diálogos do casal, possibilitando novas formas de comunicação e interação em que os parceiros podem apreender um melhor jeito de lidar um com o outro tendo em vista uma maior compreensão de si próprios e dos mecanismos que estão em jogo nessa relação.
Motivos que comumente levam os casais a optarem pela terapia de casal?
-
Falta de diálogo
-
Excesso de críticas
-
Desentendimentos acentuados e rotineiros
-
Falta de intimidade
-
Questões que envolvem a sexualidade
-
Falta de abertura em compartilhar pensamentos e emoções
-
Chegada de um filho não planejado
-
Perda de admiração pelo parceiro
-
Sonhos e projetos de vida incompatíveis
-
Falta ou perda de confiança no outro
