top of page

COMO É A PSICOTERAPIA?

O que o Psicólogo faz?

Logo Ofic AS - sem sombra.png

Ao iniciar a terapia, o psicólogo estabelece um laço de confiança para que o paciente possa falar sobre seus sentimentos, emoções, concepções de vida, sonhos, medos, desejos, crenças, ajudando-o a se aproximar da sua forma própria de existência, a função do psicólogo é cuidar e acolher o paciente e sua história de vida, possibilitando que ele analise a situação, compreenda seus sentimentos, evidenciando assim suas emoções e pensamentos que antes estavam ocultos, subjacentes. Assim o paciente tem a liberdade de expressar como se sente em relação às situações vividas, às pessoas que interagem consigo e a si mesmo, percebendo que é responsável por sua própria vida e por suas escolhas. Ao se apropriar de sua vida pode então mudar o seu significado, transformando seus sentimentos, emoções, sua forma de se colocar em relação às várias situações e de interagir com o mundo, se abrindo às novas experiências e possibilidades de vida.

 

Abordagem:

A Psicanálise é uma das abordagens de psicoterapia que utilizo e faz parte de um campo teórico que se ocupa em compreender o funcionamento da mente humana a partir da inter-relação entre os desejos e motivações inconscientes com os comportamentos e sentimentos vivenciados pelos indivíduos. A partir da compreensão do indivíduo que engloba sua história de vida, funcionamento mental e emocional, medos e desejos inconscientes, o psicanalista é capaz de auxiliá-lo na superação de conflitos, traumas, bloqueios, somatizações, podendo lhe proporcionar assim, um bem estar global.

A técnica psicanalítica consiste na fala e na escuta, como enfatizava Freud, o “pai” da Psicanálise. É a partir dos conteúdos que o paciente vai expressando na análise, sejam quais forem, pois todos são importantes e elucidativos na prática clínica, que o profissional pode orientá-lo e tratá-lo objetivando sua cura, além de também favorecer autoconhecimento para pessoas que visem se aprofundar em questões existenciais. Ou seja, a psicoterapia se faz importante para todas as pessoas na medida em que somos seres em constante transformação e que necessitamos acompanhar nosso desenvolvimento e aprimoramento. 

Além da Psicanálise, utilizo paralelamente métodos e técnicas das abordagens: Winnicottiana, Junguiana, Terapia Cognitivo-Comportamental e Gestalt Terapia dependendo da tipificação da problemática apresentada. Acredito que toda abordagem, formulada e testada cientificamente que tenha por objetivo a saúde e o bem estar do indivíduo é valorosa e, portanto, necessita ser contemplada quando pensamos na unicidade do ser humano.

 

“Ao tomar uma decisão de menor importância, eu descobri que é sempre vantajoso considerar todos os prós e contras. Em assuntos vitais, no entanto, tais como a escolha de um companheiro ou profissão, a decisão deve vir do inconsciente, de algum lugar dentro de nós. Nas decisões importantes da vida pessoal, devemos ser governados, penso eu, pelas profundas necessidades íntimas da nossa natureza.”

Sigmund Freud

IMG-20200818-WA0020.jpg
bottom of page