PSICOTERAPIA ADOLESCENTE

A adolescência é uma fase de muitas mudanças físicas, psíquicas e sociais, sendo uma etapa de transição entre a infância e a vida adulta e pode ocorrer iniciando-se aos 11 anos e terminando aos 20 anos de idade, porém, como cada pessoa tem sua particularidade, esse período pode variar, assim como, podem variar os tipos, graus e intensidades das dificuldades encontradas para realizar a travessia rumo à fase adulta.
Nesse período há mudanças corporais, metabólicas, comportamentais, mentais, sociais, psíquicas, assim como, nas relações parentais, portanto os conflitos internos e externos são constantes. O adolescente se sente bastante vulnerável, pois não se sente compreendido nem pelos outros nem por ele mesmo. Desta forma vivencia na maioria das vezes um turbilhão de sentimentos e emoções que o tiram de seu eixo.
A psicoterapia de adolescentes é então indicada, pois visa auxiliá-los na compreensão de todos esses fatores que influenciam essa etapa, mas principalmente sendo um suporte adequado e satisfatório para ajudá-los a se aceitar, conquistando maior estima, autoconfiança e autonomia.
Algumas dificuldades enfrentadas nessa fase relacionadas à:
-
Desempenho escolar
-
Imagem corporal
-
Alimentação
-
Formação da identidade
-
Sexualidade
-
Agressividade
-
Vida familiar
-
Depressão
-
Ansiedade
-
Integração no grupo de amigos
-
Pensamentos disfuncionais
-
Jogos
Nota:
É muito importante que não somente o adolescente, mas o grupo familiar, educativo e afetivo em geral estejam atentos às manifestações que este apresenta e procurem estar disponíveis para ajudá-lo nessa empreitada, porém, caso percebam necessidade, procurem ajuda profissional tanto para o adolescente em questão quanto para si próprios visando uma maior efetividade nas ações. A escuta psicoterapêutica é na maioria das vezes o melhor caminho a ser oferecido ao adolescente que necessita de suporte, apoio e acolhimento.
